UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS - CECH
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA - DHI
DISCIPLINA: TEMAS DE HISTÓRIA DE SERGIPE II
DOCENTE: DR. ANTÔNIO LINDVALDO SOUZA
DISCENTES: ANDERSON LIMA DE OLIVEIRA E AMADEU M. L. NETO
- TÍTULO: Repúdio ao descaso com a manutenção e a preservação dos casarões históricos de Estância - SE
- OBJETIVO GERAL: Trazer à sociedade a importância histórica destes casarões através da mobilização social, e tentar conseguir a sua restauração e a constante manutenção deste patrimônio
- OBJETIVO ESPECÍFICO: Buscar entre sociedade e os orgãos públicos, quer sejam eles responsáveis pela conservação dos casarões coloniais de Estância ou não, uma forma de preservar esse acervo, assim como, criar nas novas gerações um sentimento de compromisso com a sua história e a preservação do patrimônio material que a constitui.
- PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: Conquistar o maior número de pessoas a favor da causa; Atrair a atenção do Ministério Público para o problema da degradação dos casarões do período colonial da cidade de Estância; Sensibilizar as esferas do poder para que debates e palestras sejam realizados nas escolas, no intuito de conscientizar os estudantes para a importância de tal acervo para o entendimento da sua própria história; E pleitear junto a Câmara de Vereadores de Estância, a criação do dia da Preservação do Patrimônio Histórico de Estância.
- RESUMO: Alguns desses imóveis citados como focos principais da causa em questão, estão em estado inadequado de conservação. E vários outros sobrados ou trechos urbanos mereceriam ter sido incluídos na lista do Patrimônio Estadual, e talvez nacional, porém foram destruídos ou deformados. Muitas vezes reação de aversão da própria população contra a figura do tombamento e seus efeitos sobre a propriedade do imóvel. Infelizmente, a Prefeitura Municipal nunca tomou atitudes a fim de preservar o rico acervo arquitetônico, paisagístico e urbanístico da cidade de Estância, compostos por sobrados azulejados, coloniais, casas ecléticas, art-déco, e até alguns bons exemplares de arquitetura modernista. Igrejas e acervos sacros. Fábricas e vilas operárias. E o próprio espaço urbanos com suas ruas, praças, texturas e cores. Pior, muitas vezes os prefeitos incentivaram a destruição ou a desinformação quando pregam que o tombamento engessa a cidade. Por fim, o município ainda possui exemplares remanescentes de antigos engenhos de cana-de-açúcar. O ciclo da cana-de-açucar e o engenho tiveram papel significativo na formação econômica e social do povo sergipano e o sul do estado também participou ativamente da economia açucareira.
- MEMBROS PARTICIPANTES: 75 (Setenta e cinco).
- TEXTOS POSTADOS E ATIVIDADES: Na tentativa de conquistar adeptos, foram enviados diversos emails e convites através de sites de relacionamentos, à partir do seguinte endereço da causa no facebook: http://www.causes.com/causes/604504-rep-dio-ao-descaso-com-a-manuten-o-e-a-preserva-o-dos-casar-es-hist-ricos-de-est-ncia-se?recruiter_id=174705877. Contudo, também foram postados no blog de endereço: http://preservaestancia.blogspot.com, textos que trabalharam diretamente ou indiretamente sobre o tema defendido e que serviram para chamar a atenção dos membros e dos visitantes do blog sobre a causa e enriquecer e/ou elucidar algumas informações. Exemplos de postagens: Hino, Brasão de Armas e Bandeira de Sergipe; CASARÕES TOMBADOS?; Documento Fotografado e Transcrição; Causa: Descaso com a manutenção e a preservação dos casarões históricos de Estância-SE; SÍMBOLOS: Hino, Brasão de Armas e Bandeira de Estância - Sergipe; BREVE HISTÓRICO DA CIDADE DE ESTÂNCIA-SERGIPE; TEMAS DE HISTÓRIA DE SERGIPE II: AULA 5: “FIOS DO INESPERADO E DA RESISTÊNCIA...”: NEGROS, ÍNDIOS, MESTIÇOS E MULHERES EM SERGIPE NO SÉCULO XIX; MAPAS- BRASIL-SERGIPE-ESTÂNCIA; O ANTIGO E O MODERNO: A VELHA E A JOVEM ESTÂNCIA - A CIDADE E OS SEUS CASARÕES.
- COMENTÁRIOS DOS MEMBROS:
- SITUAÇÃO ATUAL E CONCLUSÃO: A causa permanece em andamento, entramos em contato com a acessoria do vereador municipal José Domingos Machado Soares para que seja sugerido a Câmara de Vereadores de Estância uma cobrança mais efetiva dos orgãos responsáveis acerca da preservação e manutenção deste patrimônio riquíssimo que há na cidade. É bem verdade que até o momento pouco conseguimos, muito embora seja de conhecimento que o processo de concientização é lento e desgastante. A cidade de Estância conta com mais de 67.000 mil habitantes e nossa comunidade alcançou apenas 75 membros, mesmo que tenha sido exposta a causa no Facebook e no Orkut o interesse para conservação do patrimônio parece ser ínfimo.Por fim, covém citar que a causa não deve parar por aqui devido a importância do projeto que visa não só a preservação arquitetônica de uma cidade, mas também a memória e a história de um povo. E mais, entendo que essas atividades nos proporcionaram avanços acadêmicos de grande importância para podermos agir na sociedade como um todo.
ENDEREÇO DA CAUSA: http://www.causes.com/causes/604504-rep-dio-ao-descaso-com-a-manuten-o-e-a-preserva-o-dos-casar-es-hist-ricos-de-est-ncia-se?recruiter_id=174705877